Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O ministro do Esporte, Orlando Silva, fez um balanço positivo dos oito anos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no setor e disse que o desafio para a Copa do Mundo e as Olimpíadas é garantir um legado social importante para o país.
Silva acompanha o presidente da República na cerimônia de entrega do 6º Prêmio Craque Brasileirão 2010, no Theatro Municipal. A premiação é concedida aos atletas que se destacaram na competição deste ano.
“O legado aquém do que nós pretendíamos [no Pan-Americano de 2007] serviu de lição. O planejamento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos já vai levar o legado como uma de suas preocupações. Serviu como aprendizado, tanto que os principais investimentos são em infraestrutura urbana, em transportes e saneamento, o que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas. O estímulo ao esporte já é um legado social.”
Para o ministro, os dois mandatos do presidente Lula trouxeram importantes avanços para a área esportiva, com reflexos futuros em várias gerações de atletas, que vão competir nas próximas olimpíadas.
“Foram oito anos de um trabalho importante. Pela primeira vez tivemos um ministério voltado especificamente para a atividade do esporte. Houve muitas conquistas. A realização dos Jogos Pan-Americanos foi um grande sucesso. A conquista da Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos colocou o Brasil na rota dos grandes eventos. Nós demos um salto importante em programas sociais. Hoje nós temos milhões de pessoas beneficiárias de parcerias nossas com governos estaduais e prefeituras.”
Orlando Silva também destacou a aprovação de uma legislação de incentivo ao esporte. “Nós resgatamos dívidas importantes. O esporte batalhou por 40 anos por uma lei de incentivo, que nós conseguimos aprovar em 2006, incentivando empresas a investir em atletas e clubes e descontar no Imposto de Renda. Cumprimos também o compromisso com atletas que não têm patrocínio, por meio do Bolsa Atleta. Seja no esporte social, seja no de alto rendimento, nós tivemos bons resultados. Mas muitos desafios ainda vêm por aí.”
Segundo o ministro do Esporte, um dos compromissos estratégicos do país é ligar o esporte à escola e à educação. “É a base do esporte olímpico e o estímulo da atividade física saudável”.
Edição: Aécio Amado