Chuva e enchentes já provocaram 34 mortes na Venezuela

06/12/2010 - 10h50

Da Agência Telam

Buenos Aires - Trinta e quatro pessoas já morreram e 90 mil tiveram que ser retiradas de suas casas devido às chuvas que castigam diferentes regiões da Venezuela desde a semana passada. De acordo com o ministro da Defesa, Carlos Mata, 22,7 mil, de um total de 90.390 pessoas, foram levadas para 640 refúgios temporários para receberem assistência do governo.

Dados oficiais registram que 5 mil venezuelanos ficaram sem suas casas, arrastadas pelas enchentes. O governo venezuelano declarou o Distrito Federal e mais três estados em situação de emergência. Todas as localidades ficam na zona costeira da Venezuela, a região mais atingida pelas chuvas.

O vice-presidente venezuelano, Elias Jaua, disse que 60 rodovias estão parcial ou totalmente obstruídas por deslizamentos de terra. Vinte e três pontes ruíram.

A chuva e as enchentes deixaram povoados inteiros sob as águas em três estados, atingidos pela subida de rios ou pela ruptura de diques. Tropas militares e entidades de proteção civil ajudam a evacuar as áreas mais atingidas ou em situação de risco.

O presidente Hugo Chávez esteve ontem (5) em algumas áreas afetadas pelas enchentes e determinou que terrenos e hotéis devem ser utilizados para alojar os desabrigados.