Ipea analisa evolução das despesas urbanas

01/12/2010 - 8h30

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança hoje (1º), no Rio, o comunicado Evolução das Despesas com Habitação e Transporte Público nas Pesquisas de Orçamentos Familiares: Análise Preliminar 2002-2009.

O comunicado mostra a evolução dos dados urbanos da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) realizada em 2003 e de 2008 a 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram definidas sete categorias de despesas: taxas urbanas, aluguel, tributos imobiliários, aquisição de imóvel, condomínio, água e transporte urbano.

O Ipea lança também, no início da tarde, o Comunicado n° 68: Censo 2010 Análise dos Dados Preliminares. O trabalho responde questões como a dinâmica populacional do principal município de uma região metropolitana frente aos outros municípios que a compõem e a região metropolitana que tem se dinamizado mais em termos populacionais.

A apresentação dos dados será feita pelos técnicos de planejamento e pesquisa do Ipea Bernardo Furtado e Ernesto Galindo, com a presença da diretora de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais, Liana Maria da Frota Carleial. A entrevista coletiva será às 15h no auditório do Ipea, no Rio.

Edição: Graça Adjuto