Dilma defende mais investimentos em infraestrutura em Mato Grosso

25/08/2010 - 22h10

Eudes Júnior*

Repórter da RV Brasil

 

Cuiabá – Ao visitar hoje (25) Mato Grosso, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse pretende, caso seja eleita, fazer uma articulação entre os governos federal, estadual e municipais para adotar medidas de prevenção às queimadas. Ela falou sobre o assunto ao se mostrar preocupada com as queimadas que estão ocorrendo no Centro-Oeste e Norte. “Sei que em toda época seca acontece esse fenômeno das queimadas. Acho que é preciso tomar providências claras e medidas preventivas que devem ser discutidas caso a caso, com cada estado e região.”

 

Dilma cumpriu agenda em Rondonópolis, no interior de MT, e depois em Cuiabá. Ela disse que o tem o compromisso de investir em infraestrutura no estado para que a produção de grãos, carne e fibras possa ser escoada. “Sabemos que uma das maiores preocupações do país e do mundo é com a segurança alimentar. Mato Grosso é um estado prioritário e vai ser estratégico, porque é uma reserva para agroindústria, insumos básicos e indústria de transformação.”

 

A candidata do PT lembrou que Mato Grosso garante, hoje, grande parte dos alimentos consumidos pelos brasileiros. “Quando falam que Mato Grosso tem pouca população, eu digo: não importa, porque aqui se produz para que nenhum de nós fique sem alimento”, destacou Dilma. “Há uma premissa: meio ambiente, agricultura e crescimento econômico são compatíveis. E teremos de preservar a nossa biodiversidade”, acrescentou.

 

A candidata do PT também rebateu as especulações de que esteja disposta a fazer um ajuste fiscal, caso seja eleita. Dilma disse que um país com altas taxas de crescimento como o Brasil e com boas reservas cambiais não precisa desse ajuste. “Estão falando que vai ter ajuste fiscal. Num país que cresce a 7%, com inflação sob controle e reservas de bilhões dólares, fazer ajuste fiscal por quê? Pra quem?”, perguntou a candidata, descartando o ajuste fiscal.

 

 

* Colaborou Luciana Lima

 

Edição: João Carlos Rodrigues