Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Todas as mulheres moradoras de Santos (SP) na faixa etária de 15 anos a 17 anos poderão ser vacinadas contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. Uma liminar obtida pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público Estadual contra a prefeitura de Santos garantiu a vacinação.
A Defensoria Pública, por meio da assessoria de imprensa, informou que a ação foi motivada principalmente pelo fato de, no ano passado, dos 162 casos de influenza A (H1N1) – gripe suína, ocorridos no município, 110 atingiram pessoas até 19 anos de idade. Segundo o defensor público Thiago Santos de Souza, “vacinar crianças e adolescentes contra uma pandemia letal é política pública que não pode sofrer restrições orçamentárias de qualquer sorte”.
Pela decisão da Vara da Infância e da Juventude, as doses excedentes da vacina, a partir do dia 21 de maio, terão que ser disponibilizadas para as crianças, os adolescentes e as gestantes que se dirigirem ao posto de vacinação. Se a vacina estiver disponível e não for aplicada, será aplicada multa de R$ 1 mil.
Procurada pela Agência Brasil, a assessoria de imprensa da prefeitura de Santos informou que todas as unidades de saúde já foram avisadas e devem cumprir a determinação. Como há expectativa de que faltem vacinas, a Secretaria de Saúde solicitou que sejam destinadas 20 mil doses a mais de vacina para o município.
Edição: Aécio Amado