STF aprova lista tríplice de advogados para ocupar vaga na Corte Eleitoral

25/03/2010 - 19h03




Lísia Gusmão

Repórter da Agência Brasil

Brasília - O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou hoje (25) a lista tríplice para ocupar a vaga de ministro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na cota dos advogados. Vão disputar a vaga os advogados Marcelo Henriques Ribeiro de Oliveira, Henrique Neves da Silva e Joelson Costa Dias. A lista será encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para escolha de um dos nomes.

Em 29 de abril, Marcelo Ribeiro completará dois anos como ministro titular do TSE, mas poderá ser reconduzido ao cargo se esta for a escolha do presidente Lula. Henrique Nese e Joelson Costa atuam hoje como titulares.

Como ministro auxiliar, Joelson Dias aplicou multa no valor de R$ 5 mil ao presidente Lula por propaganda eleitoral antecipada em favor da pré-candidata do PT às eleições deste ano e ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. O ministro, contudo, rejeitou a acusação feita pelo PSDB contra a ministra. Na ação, o PSDB sustenta que, em evento realizado em 29 de maio de 2009 no Rio de Janeiro, Lula teria usado a inauguração de um complexo esportivo construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para promover a ministra.