Turistas continuam chegando a Angra dos Reis

12/01/2010 - 6h32

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Apesar datragédia na virada do ano, quando 53 pessoas morreram e outracontinua desaparecida na Enseada do Bananal, em Ilha Grande, e no Morro daCarioca, no centro da cidade, o município de Angra dos Reis, no litoral sulfluminense, continua a receber turistas brasileiros e estrangeiros.Segundo a prefeitura, Angra teve um fim de semana típico da região, com sol e calor e, naturalmente, praias lotadas. o que indica que a cidade, aos poucos, volta à normalidade.Na madrugada de domingo (10), chegou a Angra mais um grupo de turistas argentinos, sendo 92 adultos e 39, crianças, que estão hospedados, em sua maioria, no resort Vila Galé, um dos mais sofisticados da região.“Eles passaram o dia todo na estrutura de lazer dos hotéis, napraia, nas piscinas, acompanhados pelos  recreadores com várias atividadesde entretenimento, principalmente para as crianças. Desde essa segunda-feira (11), estão desfrutando de uma programação que inclui passeios desaveiros pela Baía de Ilha Grande e de city tour para conhecer os monumentoshistóricos.  No último dia 3, um grupo de mais de 100 turistas argentinosjá havia chegado à cidade em um dos 14 vôos charter (fretados) que terão a cidade comodestino até abril, totalizando cerca de 3 mil turistas argentinos no período.

Aindasegundo a prefeitura, nas praias do corredor da Estrada do Contorno, local quefoi bastante prejudicado com as chuvas da virada do ano e que teve o acessointerrompido, o fim de semana foi normal e muita gente circulou decarro, de ônibus e de moto sem problema.

 Na Vila doAbraão, o movimento também foi intenso em razão da chegada de mais umtransatlântico. A prefeitura admite, porém, que “o movimento ainda está longe doque normalmente a Vila do Abraão tem nesse período, assim como outras praias em Ilha Grande, mas deixa a certeza de que a estrutura do turismo nessaslocalidades está funcionando normalmente.

Segundoinformações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), no momento apenas um ponto da Rodovia Rio-Santos (a BR-101) está em meia pista,na altura do km 477, “o que não impede o acesso a Angra ou o tráfegona Rio-Santos”.