Escolas públicas que oferecem jornada ampliada ainda são minoria no Norte e Nordeste

12/01/2010 - 17h17

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Umapesquisa encomendada pelo Ministério da Educação (MEC) a universidades aponta que a jornada ampliada nas escolas públicas vêmcrescendo, mas a oferta ainda é pequena no Norte e Nordeste emcomparação ao restante do país. Dos 2 mil municípios que responderam aoestudo, 23,7% desenvolvem algum tipo de experiência que atinge 1,1milhão de alunos. Para Leandro Fialho, da diretoria de educaçãointegral do MEC, o percentual verificado pelo estudo “é razoável”. Asexperiências estão mais presentes nas regiões Sudeste e Sul, onde 37% e25% dos municípios respondentes apresentam a jornada escolar ampliada.Já na Região Norte, apenas 3% têm atividades no contraturno. Em média,nessas escolas, a jornada passa de quatro para sete horas diárias,chegando a oito em algumas cidades. O estudo aponta que amaioria das experiências foram implantadas recentemente pelosmunicípios. “A educação em tempo integral no Brasil faz parte dahistória mais recente da educação brasileira”, afirma opresidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação(Undime), Carlos Eduardo Sanches. Para o representante daentidade, as principais dificuldades dos municípios para implantar aeducação integral são orçamentárias e de infraestrutura. Como muitasescolas oferecem dois turnos de aula, falta espaço para acolher ascrianças durante todo o dia. Em relação aos recursos, ele aponta que oFundo de Manutenção eDesenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionaisda Educação (Fundeb) garante uma cota maior para o aluno que estuda em tempointegral, mas em muitos municípios essa ajuda não é suficiente. “Nóscalculamos que uma criança em tempo integral exige um investimento 60ou 70% superior àquela que só permanece na escola por um turno.”Fialho destaca que um dos principais nós é a infraestrutura. “Falta umainfraestrutura geral nas escolas brasileiras. Muitas não têmrefeitórios adequados, não têm quadras cobertas, não têm banheiros comchuveiros e isso é essencial para a jornada ampliada.”Apesardos problemas, ele acredita que a educação integral estaráconsolidada no Brasil em até 20 anos. Hoje o principal programa do MECpara apoiar as iniciativas dos municípios é o Mais Educação que atende10 mil escolas. Ele repassa recursos para subsidiar as atividadesdesenvolvidas no contraturno.“Não chegamos a 10% das escolasainda, mas a expectativa é muito positiva, o programa cresceu muito. Em2008 o orçamento era de R$ 45 milhões e em 2010 será de R$ 350milhões”, diz Fialho.