Um de cada dez voos sofreu atraso acima de 30 minutos em 2009

04/01/2010 - 15h59

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Aproximadamente um de cada dez voosque decolaram de aeroportos brasileiros em 2009 teve atraso acima de 30minutos (limite considerado aceitável pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - Infraero). Apesar da médiaainda alta de 11%, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informouque o setor aéreo no país aumentou sua eficiência, considerando que em2008 o percentual foi de 17,5% e, em 2007, de 28,6%.Além disso, de acordo com projeção da Anac, baseada em dados da Infraero até o final de novembro, mais de 126 milhões de embarques e desembarques devem ter sidofeitos em 2009, número bem acima dos 113,3 milhões registrados em 2008e dos 110,6 milhões, em 2007. Somente até o início de dezembro do ano passado já tinham sido feitos 115 milhões de embarques e desembarques.Segundoa diretora presidente da Anac, Solange Vieira, o aumento da eficiênciase deve a várias ações tomadas durante o ano. “O aumento daconcorrência, dado pelo maior número de empresas e aeroportosdisponíveis, levou a uma melhoria no serviço. O Aeroporto Santos Dumont(RJ) teve um efeito importante neste processo, inclusive liberando oGaleão para novos voos. Além disso, a Anac tomou medidas paradistribuir os voos fora dos horários de pico e adequamos a capacidadeoperacional de Guarulhos (SP)”, explicou em nota.De acordo coma Anac, passageiros mais bem informados sobre seus direitos e deverestambém contribuíram para a normalidade nos aeroportos. Entre asmaiores companhias aéreas que atuam no país, a média mensal de voos comatrasos superiores a 30 minutos em 2009 foi de: Webjet (13,1%),Gol/Varig (10,1%), Tam (10%), Ocean Air (8,3%) e Azul (8,1%).Casohaja problemas não resolvidos pela companhia aérea, a Anac pode sercontatada pelo telefone 0800 725 4445, pela internet (www.anac.gov.br/faleanac) ou nos postos de atendimento nos dez principais aeroportos do país.