Confiança dos consumidores bate recorde no final de 2009, aponta Fecomercio

04/01/2010 - 16h40

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pelaFederação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), fechou o anode 2009 em um patamar recorde. Em dezembro do ano passado, o índice atingiu 155,2 pontos, com alta de 1,3% em relação a novembro e de 22,2% em comparação com igual mês de 2008. Deacordo com a Fecomercio, o recorde é fruto da melhoria do emprego e darenda, mas também de uma base de comparação fraca de 2008, quando ohumor dos consumidores foi fortemente afetado pela crise internacional.Em dezembro de 2008, o ICC registrou 127 pontos.Nosegundo semestre de 2009, o indicador apresentava tendência derecuperação gradual da confiança do consumidor abalada pela crise.Excluindo od meses de agosto, quando ficou estável, e de novembro, com queda de 0,7%, o índice apresentou resultados positivos em todos os outros meses do segundo semestre. Segundoa Fecomercio, a combinação da melhoria do emprego e da renda com as açõesanticrise do governo foi fator fundamental para sustentar ocrescimento da confiança.O ICC é composto por dois subíndices:o Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA) e o Índice deExpectativa ao Consumidor (IEC). O ICEA, que determina a percepção dosconsumidores no curto prazo, teve alta em dezembro de 2009 de 4,1%, chegando a 149,7 pontos. O Índice de Expectativa do Consumidor (IEC), que determina a percepçãodos consumidores em relação ao médio e longo prazos, no entanto, registrou pequena queda de 0,3% em dezembro, atingindo 158,9 pontos.