Confiança do consumidor paulistano aumenta em fevereiro

11/02/2009 - 0h31

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - A confiança doconsumidor paulistano na situação do paísaumentou em fevereiro, depois de quatro meses de redução. Relatório divulgado hoje (11) pela Federaçãodo Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) mostra que oÍndice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 6,8% nacomparação com janeiro, atingindo 132,9pontos.O resultado, segundoa metodologia adotada pela Fecomercio, aponta que os consumidores dacidade de São Paulo estão otimistas. A queda dainflação, o aumento do salário mínimo ealgumas medidas de estímulo ao consumo anunciadas pelo governofederal são citadas no relatório do ICC como principaiscausas para o aumento da confiança.De acordo com apesquisa, os dois indicadores que compõe o ICC apresentaramalta em fevereiro. O Índice das CondiçõesEconômica Atuais (Icea), que avalia como os consumidorespercebem sua atual situação, subiu 8,7%. Já oÍndice de Expectativas do Consumidor (IEC), usado para medir aconfiança dos consumidores no futuro, teve alta de 5,6%.Na comparaçãocom fevereiro do ano passado, no entanto, o ICC caiu 9,8%. Há 12 meses, ele registrava 147,3 pontos, 14,4 pontos a mais do que o verificado neste mês.O relatório também aponta que a parcela da populaçãoque ganha mais do que dez salários mínimos está maisconfiante do que os que ganham menos. A pesquisa ainda revela que os homens estão maisconfiantes do que as mulheres; e quem tem menos de 35 anos estámais confiante do que aqueles com mais de 35.