Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Noprimeiro dia de vigência da portabilidade numérica, quepermite a troca de operadora sem mudança do número dotelefone, foram registrados 1.028 pedidos de migraçãoentre prestadoras. De acordo com a ABR Telecom, empresa queadministra o processo entre as operadoras, Goiás foi o estadocom maior número de pedidos, com 357 solicitações. A primeira solicitação foi registrada no Espírito Santo. Segundoprevisões da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel),11,3 milhões de usuários de telefonia fixa e celular doBrasil devem pedir para trocar de operadora sem precisar mudar onúmero do telefone no primeiro ano de vigência daportabilidade numérica - 6,4% do total de consumidoresbrasileiros.Deacordo com as operadoras, o início da portabilidade ocorreucom normalidade nas oito regiões contempladas na primeira fasede implantação do sistema. As prestadoras nãoforneceram números, mas afirmaram que nenhum problema foiregistrado.Segundoa assessoria de imprensa da Claro, o primeiro dia do novo sistemaresultou em um saldo positivo para a empresa e não foiconstatada nenhuma dificuldade que impedisse os usuários delevar seu número para a Claro ou o contrário, apenas“pequenos ajustes técnicos naturais no período deimplantação”. A Claro não está cobrandopara disponibilizar o sistema.AOi também informa que começou a oferecer aportabilidade hoje “com êxito” a seus clientes. De acordocom a assessoria da prestadora, a portabilidade está sendooferecida sem custo ao consumidor. A Oi diz que investiu R$ 400milhões para implantar a portabilidade.AVivo informa que ainda não tem os primeiros números,mas que o sistema operou normalmente no primeiro dia. O serviçonão será cobrado pela operadora.AGVT também não fez um balanço do primeiro dia,mas diz que está preparada para a estréia daportabilidade numérica, que será oferecida sem custo. Oinvestimento realizado pela operadora foi de R$ 17 milhões.ATIM informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que estárecebendo os pedidos de portabilidade e vai se manifestaroportunamente sobre o andamento da implantação dosistema. A prestadora diz que não vai cobrar pelo serviçonos próximos 30 dias.ABrasil Telecom, que atua em 10 estados brasileiros, ainda nãodecidiu se irá cobrar dos clientes que vierem de outrasoperadoras para manter o número do telefone.