Consumo consciente é ação de cidadania, diz pesquisadora

14/03/2007 - 21h16

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Conhecer o Código de Defesa doConsumidor e prestar atenção na trajetória das empresas é importanteantes de comprar qualquer produto, diz a pesquisadora da Fundação deAmparo àPesquisa do Estado de São Paulo, Marta Caputo. Mas apesar de osconsumidores estarem mais próximos dessaconsciência, ela ainda não atingiu as grandes massas, avalia apesquisadora.“Aindavamos levar um tempo muito grande para que essa consciência sedissemine em grandes proporções, mas já temos bases suficientementesólidas para que essa consciência do consumidor enquanto cidadão seexpanda ainda mais”, analisa a pesquisadora, que também é mestranda em comunicação pelaUniversidade Estadual Paulista (Unesp).Caputo admite que pesquisar as informações necessárias para consumir de formacrítica demanda trabalho dos consumidores, mas conclui que vale a penainvestigar para saber como essas empresas se comportamsocialmente. Ela afirma que, a cada dia, a consciência doconsumidor se amplia. “Acredito que uma pratica crítica e consciente deconsumo é uma das maneiras mais importantes para que o cidadão atue noaprimoramento da sociedade de uma forma efetiva”, diz.Nessa semana, conhecida como Semana do Consumidor, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo(Ipem-SP) fará umamegaoperação até sexta-feira (16) em estabelecimentos comerciais da capital e do interiorpara checar se os proprietários estão cumprindo as normas legais deproteção aos consumidores. Entre os locais programados para as visitassurpresa estão restaurantes que oferecem comida porquilo, depósitos de gás, lojas de roupas e de brinquedos.