Ministério da Fazenda espera interesse crescente do público por mercado de ações

13/01/2007 - 16h29

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM),vinculada ao Ministério da Fazenda,  acredita que em 2007haverá  crescimento  do interesse da população a respeito domercado de ações no país, motivado em boa parte pelo desempenho dosetor no ano passado.

“Emfunção do momento econômico, a tendência de crescimento do interessepelo mercado de capitais por parte do investidor pessoa física tende acontinuar”, estima o superintendente da Área de Proteção e Orientaçãoaos Investidores da CVM, José Alexandre Cavalcanti Vasco.

Aopinião é compartilhada pelo diretor da Associação Nacional dasInstituições do Mercado Financeiro (Andima), Marcos Albino Francisco.“O crescimento do mercado de crédito privado foi muito grande em 2006.A expectativa que a gente tem é que em 2007 esse crescimento continueno mesmo ritmo”.

No ano passado, as empresas brasileirascaptaram no mercado um total de R$ 125 bilhões em recursos. O cenáriootimista para 2007 é baseado, segundo ressaltou o diretor da Andima,pela queda consistente da taxa de juros.

“Não vejo nenhumproblema que possa surgir, mesmo no cenário mundial, porque hoje em dianós já estamos com uma segurança muito grande nas nossas contasexternas”, declarou.“Tanto o crédito privado para as empresasquanto a abertura de capital, com novas ofertas públicas de ações nomercado brasileiro, vão encontrar tomadores, porque os investidoresnacionais e estrangeiros estão de olho na economia brasileira”,explica. “A gente percebe isso pelas consultas  que se vê no mercado epelo volume crescente de aportes de recursos na economia nacional”.AlbinoFrancisco também espera que o Brasil experimente este ano umcrescimento acentuado dos créditos imobiliários. “O Brasil estáentrando em uma nova fase e daqui a pouco a gente vai começar averificar o mercado de hipoteca no setor imobiliário, que é a grandepromessa para 2007/2008”, afirma.