Municípios do Semi-Árido pernambucano recebem selo do Unicef

07/12/2006 - 14h24

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Quinze municípios da região do Semi-Árido pernambucano foram premiados hoje (7) pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), em reconhecimento das ações desenvolvidas em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Os troféus e certificados foram entregues durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, na presença do governador José Mendonça Filho e do coordenador regional do escritório do Unicef, Fábio Atanásio de Moraes. Entre as cidades contempladas estão Arcoverde, Limoeiro, Petrolina e Caruaru.

Segundo Fábio de Moraes, os municípios superam dificuldades, mas  ainda há muito o que ser feito para continuar cumprindo metas de redução da mortalidade infantil, acesso a escola pública de qualidade, diminuição da evasão escolar e garantia do funcionamento dos conselhos municipais.

”O desafio foi grande, os municípios avançaram, mas isso não significa dizer que está tudo resolvido. Existe compromisso de que as cidades têm competência para solucionar suas próprias necessidades, contando com o apoio dos atores que participam da iniciativa”, destacou Moraes.

Foram analisados programas nas áreas de saúde, educação, saneamento básico e cultura, que asseguram a sobrevivência, desenvolvimento e proteção às crianças e aos jovens, nos últimos anos. O selo Unicef, lançado em abril de 2005, é resultado de parceria da instituição com os governos federal, estaduais e municipais e a sociedade civil.

No Brasil, 146 municípios, do Espírito Santo ao Maranhão, receberam neste ano o certificado de gestão municipal eficiente por contribuir para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Pernambuco foi o segundo estado do Nordeste com o maior número de cidades reconhecidas, perdendo apenas para o Ceará.