José Carlos Mattedi
Enviado especial*
Salvador - O Comitê Comunitário da Cidade de Deus, criado em 2003 a partir da união de15 movimentos comunitários, é uma das 40 iniciativas de sucesso de regiõescarentes do país que estão sendo apresentadas na 5ª Expo Brasil DesenvolvimentoLocal, em Salvador.Com o princípio básico de serem protagonistas de seu própriodesenvolvimento, 45 moradores da Cidade de Deus, inclusive crianças, encararam31 horas de viagem de ônibus e estão na capital baiana para compartilhar suasexperiências.Desde a fundação, o Comitê Comunitário vem desenvolvendo iniciativas que têmchamado a atenção, como a criação da logomarca “Cidade de Deus”, famosa desde olançamento do filme com o mesmo nome, dirigido por Fernando Meirelles, em 2002.A marca está sendo associada a produtos como camisetas e bonés, que serãocomercializados nos Jogos Pan-Americanos, no ano que vem no Rio de Janeiro. Odinheiro arrecadado será revertido para obras sociais no bairro, como o combateao analfabetismo e a geração de emprego.Outra ação de destaque foi a parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF),que vai permitir a construção de 618 casas na localidade para atender aos sem-teto.A comunidade é que irá decidir sobre a construção das casas e a gestão doprojeto, ou seja, o Comitê é o protagonista do modelo e o governo entra comoparceiro na iniciativa.Outras iniciativas são a inclusão de jovens em atividades de economiasolidária; TV de Rua; Jornal Comunitário; Rádio Comunitária; e Página Eletrônicana Internet.