Novos filmes do TSE buscam motivar eleitor para o segundo turno

16/10/2006 - 21h17

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou hoje (16) as novas peças publicitárias de televisão e rádio para o segundo turno das eleições, que começaram a ser veiculadas ontem (15).São 14 comerciais de 30 segundos com o objetivo de motivar o eleitor a comparecer às urnas e outros cinco educativos, que ensinam a votar.O mote é “segundo turno, a decisão” e o texto ressalta a necessidade de o eleitor pensar bem antes de dar o seu voto. Os comerciais serão exibidos por todas as emissoras de televisão e rádio.O custo total da campanha institucional do TSE, incluindo as peças usadas no primeiro turno, cartazes e panfletos, é de R$ 3,8 milhões.O tom adotado este ano pelo TSE, com o intuito de ser mais contundente, crítico e direto, é uma das razões apontadas pelo assessor de comunicação do tribunal, Renato Parente, para o baixo índice de voto nulo, em branco e de abstenção no primeiro turno. Segundo o TSE, houve 28,3 milhões votos em branco, contra 28,8 milhões em 2002 e 43,7 milhões em 1998. Os nulos foram 35,3 milhões, contra 42,1 milhões em 2002 e 41,7 milhões em 1998. A média de abstenção foi de 16%, contra 17% e 21%, respectivamente.