Postos de pesagem de caminhões na BR-153 funcionam apenas em horário comercial

26/03/2006 - 14h02

Yara Aquino
Enviada Especial*

Porangatu (GO) - Dois postos com balanças pesam os caminhões que passam diariamente pela BR-153 ao norte de Goiás desde julho de 2005. Instalados em Uruaçu e na divisa de Goiás com o Tocantins, trecho onde a rodovia é conhecida como Belém-Brasília, os postos funcionam apenas em horário comercial e alternadamente: a cada 15 dias um funciona e o outro fica desativado.

Isso faz com que os caminhoneiros esperem para passar durante o período em que a pesagem não é feita. "No horário que não estamos funcionando eles aproveitam para passar com excesso", conta o agente de trânsito Silvio Rodrigues.

Segundo o coordenador geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (Dnit) de Goiás e Distrito Federal, Riumar dos Santos, a intenção é estender a fiscalização. "Estamos ampliando o contrato com a empresa justamente para fazer funcionar 24 horas por dia, e para o eixo Anápolis-Uruaçu pretendemos instalar também duas balanças."

A BR-153 é uma das principais do país, onde predomina o transporte de cargas, e as balanças buscam evitar que os caminhões trafeguem com excesso de peso, o que resulta em desgaste do asfalto. Veículos com até 20% de excesso de peso bruto permitido reduzem em cerca de 50% a vida útil do pavimento, explicou Riumar. "É preciso mais do que nunca fazer o controle de carga, senão, aquilo que estamos construindo será em pouco tempo destruído."

De longe nem é possível ver a balança, formada por placas de metal, sobre a qual passam os veículos de carga. O peso permitido varia de acordo com o número de eixos do caminhão. O máximo chega a 74 toneladas, com 5% de tolerância. Os caminhões que passam com mais carga do que a permitida são multados e precisam retirar o excesso para seguirem viagem.

No posto da divisa de Goiás com o Tocantins passam em média 250 caminhões por dia mas esse volume pode chegar a 360, de acordo com o agente de trânsito Carlos Alberto dos Santos. Segundo ele, a cada semana de 2 a 8 caminhões registram mais peso do que o permitido.

* A equipe da Radiobrás viajou a convite do Ministério do Planejamento