Conferência vai debater situação dos distritos de saúde indígena

26/03/2006 - 17h22

Janaina Rocha
Enviada especial

Rio Quente (GO) - A participação indígena na 4ª Conferência Nacional de Saúde se revela na concepção dos cinco eixos temáticos de debate e na organização do evento. Segundo Carmem Pankararu, presidente do Fórum dos Presidentes dos Conselhos de Distritais de Saúde Indígena, organização que integra a coordenação da conferência, os povos interferiram em todo o processo de construção conferência.

A mobilização para o evento, inicialmente previsto para ocorrer no ano passado, começou nos 34 distritos sanitários especiais indígenas. Os distritos estruturam o sistema de saúde para essa população e são controlados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A maior parte das discussões, por isso, devem enfocar temas relacionados aos distritos. A conferência vai até o dia 31.

Cinco eixos temáticos orientam os debates: Direito à Saúde, Controle Social e Gestão Participativa, Desafios Indígenas Atuais, Trabalhadores Indígenas e Não Indígenas em Saúde e Segurança Alimentar, Nutricional e Desenvolvimento Sustentável. A definição ocorreu durante as conferências distritais desde outubro do ano passado. Segundo a organização, foram feitas 250 reuniões locais com a participação de mais de 12 mil pessoas.