Duplicação da BR-153 melhora o trânsito e facilita escoamento da produção em Goiás

26/03/2006 - 14h01

Yara Aquino
Enviada Especial*

Morrinhos (GO) – A duplicação da BR-153, que liga Goiânia a Itumbiara, próximo à divisa com Minas Gerais, está concluída em um trecho de 130 quilômetros – de um total de cerca de 200 quilômetros. As obras foram divididas em cinco lotes e iniciadas em 2000. Os trabalhos foram interrompidos em 2003 e 2004 e retomados no ano passado.

Segundo o coordenador geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (Dnit), Riumar dos Santos, com o orçamento de 2006 será possível avançar na restauração e duplicação de todo o trecho. "Esperamos agora, em 2006, buscar a conclusão desse segmento importantíssimo de desenvolvimento e de transporte de cargas e passageiros."

Os reflexos da duplicação já podem ser sentidos com o aumentou do fluxo de veículos. "Com os poucos segmentos que estão prontos já observamos um aumento significativo talvez de 30% do tráfego, sendo que nesse segmento mais de 50% são caminhões de carga", aponta o supervisor do Dnit em Morrinhos, Eurípedes Maestri.

O trecho de cerca de 200 quilômetros da BR-153 passa por um importante pólo agroindustrial formado pelos municípios de Morrinhos e Itumbiara. Diariamente, toneladas de grãos como soja e milho e produtos como leite e derivados do tomate saem da região para abastecer o país e serem exportados.

A duplicação representa segurança e facilidade para o escoamento da produção, principalmente para a região sudeste, de acordo com o prefeito de Morrinhos, Rogério Troncoso. "Temos o eixo Goiânia-Brasília-São Paulo por onde passa praticamente toda a produção que sai do Centro-Oeste brasileiro. A duplicação dessa estrada é uma luta antiga, de mais de 10 anos e estamos vendo agora se tornar realidade", afirma.

* A equipe da Radiobrás viajou a convite do Ministério do Planejamento