Brasília, 6/3/2006 (Agência Brasil - ABr) - O ministro das Comunicações Hélio Costa confirmou para sexta-feira (10) o anúncio do padrão de TV digital a ser adotado no Brasil. Marcado inicialmente para 10 de fevereiro, o anúncio foi adiado em um mês.
Em entrevista coletiva hoje (6), Costa classificou como "bastante proveitosa" a reunião com representantes do governo e empresários japoneses, realizada na última sexta-feira (3). Segundo o ministro, os japoneses são os mais interessados em realizar parcerias com o Brasil, ao contrário dos americanos e dos europeus.
Nos próximos dias, os empresários entregarão um documento no qual declaram formalmente o interesse na criação de uma fábrica de semicondutores no Brasil. "Queremos que o Brasil deixe de se um montador", afirmou o ministro, ao comentar que o governo brasileiro apresentou aos representanes dos três modelos de TV digital a proposta de criar uma joint-venture para desenvolver atividades na área, mas apenas os japoneses se interessaram.
De acordo com Hélio Costa, os europeus e americanos não se interessaram por parcerias. "Fiquei horrorizado quando o representante de uma empresa que exporta para toda a América Latina disse que a contribuição do Brasil para a exportação do produto se resume à caixa de papelão e aos calços. É uma participação trágica para o Brasil. Temos que partir para uma posição mais agressiva", disse.