Terminou rebelião em Rondônia, diz diretor do Departamento Penitenciário

28/12/2005 - 17h32

Michèlle Canes
Da Agência Brasil

Brasília – Terminou há pouco a rebelião na Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva, conhecida como Urso Branco, em Porto Velho (RO), afirmou o diretor do Departamento Penitenciário Nacional, Maurício Kuehne. Segundo Kuehne, policiais estão fazendo a varredura nas celas.

"A situação está sob controle porque todos os presos e reféns estão aqui no pátio do presídio, e o pessoal do sistema penitenciário, com policiais militares, está fazendo a varredura nas celas para ver se não há nenhum tipo de armamento, aparelho celular. Assim que eles retornarem os presos vão ser encaminhados para as celas e os reféns vão ser liberados", disse o diretor.

Cerca de 200 reféns ainda estão dentro da penitenciária. A maioria é composta por familiares dos detentos. Segundo a comandante geral da Polícia Militar (PM) de Rondônia, Angelina Ramirez, duas mulheres grávidas foram libertadas na manhã de hoje.

Os presos pedem a volta do detento Edinildo de Souza, transferido na última quinta-feira (22) para um presídio a 200 quilômetros da capital. Ele foi trazido de volta a Porto Velho, mas ainda não voltou ao presídio porque os detentos não cumpriram o acordo de liberar os reféns com a volta de Souza. Os detentos também reivindicam a redução da lotação do presídio e a reavaliação de penas.