Para Ciro Gomes, governo realizou mais que qualquer outro nos últimos anos

19/12/2005 - 18h45

Brasília, 19/12/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, disse há pouco que entre 2003 e 2005 o atual governo realizou mais do que qualquer outro, nos últimos anos, "em todos os números com que pudéssemos ser desafiados hoje ou em qualquer debate". Juntamente com o ministro Jaques Wagner, da Secretaria de Relações Intitucionais, ele fez um relato da reunião ministerial iniciada às 9h30.

De acordo com Ciro Gomes, o objetivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao convocar a última reunião ministerial do ano foi cobrar a prestação de contas em relação ás metas estabelecidas para 2005.

As atividades do governo foram agrupadas em quatro temas, relatados por um ministro escolhido pelos próprios colegas. O primeiro a falar foi Luiz Fernando Furlan, responsável pelo tema desenvolvimento econômico. Patrus Ananias falou sobre desenvolvimento social; Jaques Wagner, sobre relações institucionais e políticas; e Ciro Gomes apresentou relatório sobre infra-estrutura.

"Nessa avaliação ficou muito claro que o governo considera que em muitas coisas poderíamos ter feito mais. Mas que o governo tem tido um desempenho que – referido objetivamente às condições concretas do país em nível de problemas que cada um apresentou ao tomar posse – é possível afirmar com números, com muita segurança, que o governo Lula referido a 2002, referido a períodos de oito anos, ou de quatro anos, ou de dois ou três anos que o antecederam, tem desempenho muito melhor ou seguramente melhor em todos os segmentos", afirmou Ciro Gomes.

A quarta e última reunião ministerial do ano prossegue no Palácio do Planalto. À noite, os ministros participarão de jantar oferecido pelo presidente Lula na residência oficial da Granja do Torto.