Nota do Itamaraty informa que Lula deverá convidar Evo Morales para visita ao Brasil

19/12/2005 - 21h26

Brasília - O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota informando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu a reunião ministerial de hoje, no Palácio do Planalto, "manifestando seu regozijo pela vitória obtida nas eleições bolivianas de domingo, 18 de dezembro, pelo candidato Evo Morales".

De acordo com a nota, Lula "expressou satisfação com o transcurso transparente e pacífico do processo eleitoral, o que demonstra, de maneira inequívoca, a maturidade democrática e institucional da Bolívia". E deverá falar com Morales, "para desejar-lhe sucesso e reafirmar a disposição do Brasil de intensificar ainda mais as relações com a Bolívia, em prol do desenvolvimento econômico e social de ambos os países".

Na conversa com Evo Morales, acrescenta a nota, Lula enfatizará que "a cooperação é o caminho natural para aprofundar nosso diálogo político, ampliar nossas parcerias econômicas e construir um Mercosul e uma Comunidade Sul-Americana de Nações prósperos e justos". E o convidará para visitar o Brasil "em data a ser definida oportunamente".