Exames de amostras colhidas em bovinos do norte do Paraná são negativos para aftosa

19/12/2005 - 10h55

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - Exames de 48 amostras coletadas no dia 29 de novembro dos animais da Fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira, no norte do Paraná, com suspeita de febre aftosa, apresentaram resultados negativos. Os exames foram divulgados pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de Belém no fim de semana.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria da Agricultura do Paraná, os laudos foram emitidos pelo Setor de Virologia do laboratório e os exames realizados a partir da coleta de líquido esofágico-faríngeo dos animais suspeitos.

A Fazenda Cachoeira foi declarada como foco da doença pelo Ministério da Agricultura no dia 7 de dezembro. Até agora, conforme informações da assessoria, nenhum acordo foi feito entre a secretaria da Agricultura do Paraná e o Ministério da Agricultura para sacrificar os animais suspeitos de terem contraído o vírus da aftosa.

A propriedade, em São Sebastião da Amoreira, negocia gado em escala industrial. No local estão 2.212 cabeças. Destas, 167 foram adquiridas durante um leilão em Londrina, no começo de outubro, provenientes da Fazenda Bonanza, em Eldorado (MS), onde foi confirmado um foco da doença.