Apex lança campanha para a Copa do Mundo e espera aumentar negócios em US$ 420 milhões

19/12/2005 - 15h02

Fábio Calvetti
Da Agência Brasil

São Paulo – Para a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Copa do Mundo de Futebol de 2006, na Alemanha, não se limitará ao setor esportivo. A agência pretende aproveitar o evento, que ocorre a cada quatro anos, para aumentar as vendas de produtos brasileiros na Europa. A intenção é gerar um volume de negócios de mais de US$ 420 milhões.

Para tanto, a Apex-Brasil, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, lançou na manhã de hoje (19) uma campanha internacional para divulgar os produtos brasileiros na Alemanha e vinculá-los ao bom desempenho do país no futebol e à emoção proporcionada pelo esporte.

"Queremos mostrar que dá para fazer negócio com o futebol, aproveitar a emoção para transformar isso em comércio", disse o presidente da Apex, Juan Quirós. A agência deve investir inicialmente R$ 22 milhões na implementação da campanha, e espera atingir cerca de dois milhões de importadores e empresários, além de três milhões de consumidores finais entre alemães e turistas, em geral.

A campanha começa em janeiro e deve terminar apenas em novembro, quatro meses depois do encerramento da Copa do Mundo. A Apex já programou para o próximo ano 30 eventos em 11 cidades alemãs, com a presença de mais de 800 empresas brasileiras. O slogan da campanha é We do it different (nós fazemos diferente), enfatizando que o diferencial do brasileiro não está apenas ligado ao futebol.

"O Brasil é um dos favoritos na Copa do Mundo, e nós temos a diversidade de talentos que vem da diversidade da população, como um todo. Então, queremos mostrar que, assim como no campo (de futebol) nós temos talento, temos criatividade, individualidade, também temos no campo empresarial", afirmou Quirós. Entre os exemplos de produtos brasileiros com diferencial, Quirós citou os peixes da Amazônia, a cachaça orgânica, as jóias e o artesanato com sementes típicas do país.

Para aumentar a percepção dos produtos brasileiros na Europa, a agência deve contratar uma empresa de comunicação internacional que será responsável pelo aprimoramento da imagem do Brasil na Alemanha. A logomarca com o slogan será espalhada em outdoors, pontos de ônibus, feiras e rede varejistas em diversas cidades alemãs. Ela será usada em todas as ações da Apex pelo mundo, não se limitando apenas à campanha da Alemanha.

Segundo a Apex, a Alemanha, maior parceiro comercial europeu do Brasil atualmente, importou cerca de US$ 4,2 bilhões em produtos nacionais de janeiro a novembro deste ano, principalmente minério de ferro, automóveis, soja e café em grão. Apesar de a Alemanha ser um importante parceiro, a balança comercial entre os dois países é negativa para o Brasil em um US$ 1 bilhão. No mesmo período, a importação de produtos alemães para o país atingiu US$ 5,2 bilhões de dólares. Para a Apex, a campanha promocional programada para a Copa do Mundo deverá diminuir essa diferença.