Lúcia Nórcio
Repórter Agência Brasil
Curitiba - O governador do Paraná, Roberto Requião, afirmou hoje (8), que entrará com ações judiciais contra o Ministério da Agricultura devido à "irresponsabilidade" do governo federal em continuar considerando que há rebanhos no Paraná contaminados pela febre aftosa. Segundo o governador não houve até agora isolamento e identificação do vírus da doença no estado.
O governador afirmou, durante visita à 26ª Feira Agropecuária Expovel, em Cascavel, que o Paraná está pagando por erro do Ministério da Agricultura. "Nós estamos conversando com o governo federal e vamos até as últimas conseqüências, porque este assunto não é brincadeira", disse.
Requião ressaltou o fato de o Paraná estar em dia com a vacinação, realizando campanhas há dez anos, período em que não houve ocorrência da doença no estado.
O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, insistiu para que sejam concluídos todos os exames nos últimos materiais enviados na semana passada ao Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), em Belém (PA), para então ser emitido um laudo conclusivo sobre aftosa no Paraná. Na ocasião, foram solicitadas pelo Ministério da Agricultura 233 amostras complementares.