Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O mercado brasileiro de tecnologia da informação – recursos tecnológicos como programação, equipamentos, sistemas de telecomunicação e gestão de dados – movimentou no país US$ 11 bilhões em 2004. O resultado colocou o Brasil como o sexto maior mercado do ramo no mundo. Em primeiro lugar, estão os Estados Unidos, que no ano passado movimentaram US$ 396 bilhões, seguidos por Japão (US$ 103 bilhões), Reino Unido (US$ 59 bilhões), China (US$ 27 bilhões) e Espanha (US$ 15 bilhões).
Os números, divulgados hoje, são da pesquisa 1º Portal Econômico, realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abas), baseada em dados de 2004 da International Data Corporation (IDC).
O estudo apresenta estimativa de que o mercado de tecnologia de informação (TI) no Brasil vá crescer 8,3% anualmente de 2005 a 2009, último ano considerado pela pesquisa. Segundo o levantamento, o mercado de TI do país só não vai crescer mais nesse período que o da Rússia (previsão de crescimento anual de 17,8%), Índia (17,6%) e China (13,3%). De acordo com o estudo, o mercado brasileiro de TI representa 1,1% do mercado mundial e 40,9% do da América Latina.
A pesquisa indica ainda que o mercado brasileiro de software movimentou US$ 2,36 bilhões em 2004, o equivalente a 1,1% do mercado mundial do setor e 41,9% do mercado da América Latina. No entanto, esse mercado brasileiro é atendido em grande parte por programas desenvolvidos no exterior (73%).
Segundo os dados da pesquisa, em 2004, existiam no país 6 mil empresas explorando economicamente o setor de software: 1,8 mil (30%) dedicadas ao desenvolvimento e 4,2 mil (70%) voltadas à distribuição e revenda dos programas. Do total dessas empresas, 35% são consideradas micro empresas (com menos de 10 trabalhadores); 59%, pequenas empresas (de 10 a 99 empregados); 5%, médias empresas (de 100 a 500 empregados); e 1%, grandes empresas (com mais de 500 empregados).