Adriana Franzin
Da Agência Brasil
Brasília – Um segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu visita de falso servidor público que pedia suas informações e senha bancária. A tentativa de golpe foi denunciada, em Recife, capital pernambucana, segundo o presidente do INSS, Valdir Moyses Simão.
Em entrevista hoje (3), à Voz do Brasil, ele disse que esse foi o primeiro caso de golpe registrado durante o período de recadastramento que começou no dia 1º de novembro. Valdir Moyses ressaltou que o INSS não enviará funcionários às residências nessa primeira fase da atualização dos dados cadastrais. Isso só acontecerá, segundo ele, depois da conclusão do Censo Previdenciário e apenas nos casos em que o recadastramento foi feito por meio de procurador.
Mesmo nesse caso, "o servidor não estará autorizado a pedir dinheiro, cartão, senha ou que o segurado assine qualquer documento em branco", acrescentou Moyses. Se alguém se apresentar como servidor do INSS, Valdir Moyses aconselha chamar a polícia imediatamente. "Os nossos segurados, os aposentados e pensionistas, só vão fazer a atualização dos seus dados cadastrais por intermédio da rede bancária e somente se forem chamados de forma individualizada pelo seu banco", explicou ele.