Brasília - O Ministério do Desenvolvimento Agrário informa que serão entregues amanhã (26) no município maranhense de Timon bibliotecas rurais do programa Arca das Letras. Como projetos-piloto, as bibliotecas atenderão a 12 comunidades de assentamentos da reforma agrária e de agricultores familiares do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A iniciativa é da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O Arca das Letras foi criado pela coordenação de Ação Cultural da Secretaria com o objetivo de incentivar a leitura e promover o acesso ao livro nesses assentamentos e também em comunidades quilombolas. No Maranhão, o projeto é realizado em parceria com um consórcio de prefeituras da região de Cinpra-Cocais, com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios, Banco do Brasil, programa Fome Zero e o PNCF.
Também serão implantadas bibliotecas nas comunidades rurais dos municípios de Duque Bacelar, Coelho Neto, Buriti Bravo, Afonso Cunha, Fortuna, Lagoa do Mato, Matões, Caxias, São João do Sóter, Parnarama, Aldeias Altas. A atividade inclui capacitação de 24 agentes de leitura, a partir das 15 horas, e logo após os voluntários levarão as bibliotecas para suas comunidades.
As Arcas são fabricadas por sentenciados das penitenciárias de Petrolina (PE), Mossoró (RN) e Fortaleza (CE). O acervo é composto por cerca de 230 livros nas áreas de literatura, educação, meio ambiente, saúde, agricultura e cidadania. Os livros são doados pelos estudantes das escolas de Brasília, de ministérios (especialmente da Educação e da Cultura), editoras e organizações não-governamentais.
O programa conta com a participação das populações rurais nas etapas de planejamento, implantação e desenvolvimento: os moradores escolhem assuntos de seu interesse, indicam o local de instalação das bibliotecas e seus agentes de leitura, pessoas que ficarão responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura na comunidade.
Até hoje, já foram implantadas 631 bibliotecas em 13 estados brasileiros, beneficiando 56.790 famílias, com a distribuição de 164.060 livros. Atuam no programa 1.412 agentes de leitura capacitados.