Ministério da Saúde alerta para surto de dengue no verão

25/07/2005 - 22h53

Bianca Paiva
Da Agência Brasil

Brasília - Levantamento do Ministério da Saúde prevê um possível surto de dengue no próximo verão. O alerta foi feito hoje (25) pelo ministro Saraiva Felipe, durante a cerimônia de posse do novo presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Paulo de Tarso Lustosa da Costa.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, o Ministério da Saúde vai fazer um levantamento da presença do mosquito em vários pontos do Brasil antes do período crítico, que vai de janeiro a maio. "Nós já começamos o treinamento das equipes municipais exatamente para que o gestor municipal saiba precocemente onde existem focos e assim agir com mutirão de limpeza, mobilização da rede escolar, fazendo o trabalho de mobilização no local", disse.

De acordo com Jarbas Barbosa, mais de R$ 610 milhões serão destinados aos estados e municípios para ajudar no combate à dengue. "Se você consegue perceber onde tem mosquito, até os meses de outubro e novembro, você tem dois, três meses para agir antes da situação de maior risco. E se não houve uma forte participação da população, se ela não tomar conta de seu ambiente doméstico, a gente não ganha a guerra contra a dengue", afirmou

A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e para evitá-la é preciso tomar alguns cuidados, como não deixar água acumulada em latas, garrafas e pneus velhos, e fechar as caixas d'água.