Sindicatos fazem ressalvas à criação de "Super Receita"

19/07/2005 - 21h33

Bruno Bocchini e Stênio Ribeiro
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Dois sindicatos de trabalhadores da Receita Federal criticaram a criação de uma nova secretaria, unificando a Secretaria da Receita Federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, e a Secretaria da Receita Previdenciária, do Ministério da Previdência Social. Paulo Antenor de Oliveira, presidente do Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal (Sindireceita), considera a fusão necessária. Mas afirma que "o sindicato não concorda com a forma como a unificação está sendo conduzida, sem clareza, sem transparência nas discussões a respeito".

Os técnicos da Receita Federal vão paralisar suas atividades por três dias, do dia 20 até a próxima sexta-feira (22), em todo o país, contra a forma com que o governo está encaminhando a fusão da das secretarias, através de medida provisória.

Outro sindicato de trabalhadores da Receita Federal, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco) também criticou a forma de junção das duas secretarias. "Está difícil conseguir o texto em análise", afirmou o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco), Carlos André Nogueira. Segundo ele, os trabalhadores estão preocupados quanto à segurança jurídica das carreiras funcionais.