Adriana Franzin
Da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará amanhã (20), em Recife, da aula inaugural do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem). Lula viajou nesta noite e antes de ir para a Universidade Federal de Pernambuco, fará visitas, pela manhã, aos deputados Ricardo Fiúza, na residência dele, e Miguel Arraes, no Hospital Esperança.
O programa ProJovem prevê em sua primeira etapa o retorno à escola, para concluir o ensino fundamental, de 14,4 mil jovens de nove capitais – Recife, Salvador, Fortaleza, Boa Vista, Porto Velho, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. O curso, com duração de 12 meses, oferecerá aulas de informática e idiomas, além do certificado de conclusão. E os estudantes receberão auxílio financeiro mensal de R$ 100.
A meta do ProJovem, até o fim do ano, é atender 200 mil alunos de 18 a 24 anos nas 27 capitais e no Distrito Federal.
Participarão da aula inaugural em Recife os representantes do Grupo de Trabalho Interministerial da Juventude, que elaborou o programa: ministros da Educação, Tarso Genro; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias; e do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. E ainda o secretário Nacional da Juventude, Beto Cury, e a coordenadora Nacional do ProJovem, Maria José Feres.
Com informações da Presidência da República e do Ministério da Educação