Porto Alegre, 20/7/2005 (Agência Brasil - ABr) - Com a entrega de seis veículos ao Programa Salvar, o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, inaugurou hoje o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da região metropolitana da capital gaúcha. Segundo o ministro, a iniciativa significa orientação do serviço, "de tal forma que o tempo de deslocamento do paciente seja menor e que ele possa ser atendido dentro das unidades móveis, que terão todas as condições para fornecer os primeiros socorros".
Saraiva Felipe destacou que o programa Salvar/Samu terá uma central de regulação para distribuir os doentes de acordo com as vagas existentes nos hospitais, "ao mesmo tempo em que detecta determinados pontos com maiores problemas e as regiões onde ocorram violências, epidemias ou algum tipo de acidente de trânsito".
Durante a solenidade, o ministro prometeu "estudar, com todo o carinho", o pedido feito pelo governador do estado, Germano Rigotto, para ampliação do teto repassado para atendimento ambulatorial e hospitalar no Rio Grande do Sul. E destacou que o Sistema Único de Saúde (SUS) "é uma parceria que só funciona na medida em que estejam entrosadas as esferas federal, estaduais e municipais".
O município de Canoas será o pioneiro na implantação da base do Samu no Estado, que vai atender 30 cidades da região metropolitana, beneficiando 2,5 milhões de habitantes. Pelo telefone 192, o usuário terá sua ligação transferida para uma central. A situação da chamada será avaliada por técnicos e em seguida repassada a um médico regulador, que definirá o procedimento a ser adotado e o hospital a ser encaminhado o paciente.
O governador destacou que até agora o Estado investiu R$ 20 milhões na qualificação da rede de referência. O Ministério da Saúde participou com R$ 6 milhões.