Iolando Lourenço e Gabriela Guerreiro
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - A indicação da ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, para chefiar a Casa Civil da Presidência da República foi elogiada pelo vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (PSB-RS). O deputado foi colega da ministra, quando ambos foram secretários do então governador do Rio Grande do Sul e atual ministro das Cidades, Olívio Dutra, no período de 1999 a 2002. "Ela terá todas as condições de cumprir bem a missão que o presidente Lula lhe designou", disse Albuquerque.
Segundo o deputado, Dilma Rousseff é uma pessoa determinada, com "extrema capacidade técnica e de gestão". Beto Albuquerque também ressaltou a experiência da ministra em vários setores. "Ela se revelou, além de grande secretária de Minas e Energia no governo Dutra, uma companheira de governo valorosa, destacando-se pelos valores técnicos", afirmou. Dilma foi também secretária de Minas e Energia do então governador Alceu Collares, de 1991 a 1994.
O líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman (SP), disse que está otimista quanto à troca do ministro José Dirceu por Dilma Rousseff. "Talvez a gente tenha um chefe da Casa Civil daqui para diante. Por enquanto, não tivemos. Tivemos um operador político, que fez o que está fazendo, provocando clima de conflito a todo instante como foi o José Dirceu", afirmou.