Gabriela Guerreiro e Iolando Lourenço
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de nomear a ministra Dilma Roussef para a Casa Civil vai impor à pasta um perfil mais técnico do que o adotado pelo antecessor, José Dirceu. A avalição é do líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que disse não acreditar na interrupção dos trabalhos com a mudança. "Ficou confirmado aquilo que era a primeira hipótese cogitada pelo presidente e que a imprensa havia divulgado. A ministra Dilma tem experiência política, mas tudo indica que a Casa Civil manterá sua função atual, que é de coordenar as ações de governo", acrescentou.
Para o líder, o titular da Casa Civil não precisa impor um perfil político ao cargo, pois essa função é desempenhada pelo ministro de Coordenação Política, Aldo Rebelo. "A coordenação política caberá ao outro ministério. Ela tem arcabouço intelectual mais que suficiente. Quando existe a coordenação de um ministro, existem equipes que trabalham. Então, não se perde o trabalho, ele tem continuidade. Como a Casa Civil gerencia a ação interministerial, além das equipes montadas, há também os outros ministros que vão auxiliá-la bem", ressaltou.
O vice-líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), também disse acreditar na mudança do perfil da Casa Civil. "A Dilma tem uma trajetória impecável como gestora, como administradora pública, e certamente vai imprimir um caráter diferente para a Casa Civil, na medida em que o seu perfil é muito mais técnico, assim como a experiência dela", afirmou. Na opinião do deputado, a mudança vai "redefinir" funções dentro do primeiro escalão do governo. Pimenta acrescentou que "ela tem todas as condições de fazer um excelente trabalho, tem trajetória fundamentalmente marcada com a característica de gestora, de executora – a qualidade do trabalho dela é reconhecida até pelos nossos adversários". E disse esperar que ela possa "imprimir um ritmo importante no encaminhamento dos projetos principais do governo".
"É uma pessoa que tem o compromisso muito claro com os valores democráticos, transformadores que estão nos pilares fundamentais do nosso governo. Com certeza é um excelente nome", afirmou Paulo Pimenta.