Rio, 17/6/2005 (Agência Brasil - ABr) - A Petrobras informa que seu Conselho de Administração aprovou hoje o envio da proposta de desdobramento de ações da companhia e de alteração do artigo 4º do Estatuto Social, para deliberação pela Assembléia Geral Extraordinária (AGE) dos Acionistas, convocada para o dia 22 de julho.
Se aprovada essa proposta, cada ação atual, tanto ordinária quanto preferencial, passará a ser representada por quatro ações pós-desdobramento. Conseqüentemente, o capital social da estatal será composto de 4.386.151.700 ações, sendo 2.536.673.672 ordinárias e 1.849.478.028 preferenciais. Os acionistas receberão três ações novas para cada ação que possuem da mesma espécie.
O objetivo do desdobramento é facilitar a compra de ações da Petrobras ao pequeno investidor no mercado brasileiro. Para os detentores de Certificados Americanos de Depósitos (American Depository Receipt – ADR), cada certificado valerá quatro ações da mesma espécie. Com a operação, não está proposta qualquer alteração no valor do capital social.