Lula viaja a Ásia atrás de novos mercados e apoio político

21/05/2005 - 16h52

Lilian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca para a Ásia às 8 horas deste domingo. Durante cerca de uma semana, visitará, em busca de novos mercados e apoio político, a Coréia do Sul e o Japão. Em sua comitiva, viajam 432 empresários brasileiros e nove ministros de Estado. O retorno ao Brasil ocorre no dia 29.

Lula só deve chegar a Seul, capital coreana, na noite de segunda-feira (23). No dia seguinte, o presidente participa do 6º Fórum Global sobre Reinvenção do Governo e também se encontra com o presidente coreano Roh Moo-Hyun. Por fim, sua agenda coreana prevê participação na cerimônia de encerramento do Seminário sobre Investimentos no Brasil.

De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, o objetivo dessa primeira etapa da viagem é ampliar o intercâmbio comercial entre Coréia do Sul e Brasil. Atualmente, as negociações entre os dois países já ultrapassa os US$ 3 bilhões. Por isso, o presidente tem encontros marcados com vários empresários coreanos.

Na visita, devem ser concluídos memorandos de entendimento sobre o estabelecimento de Centro de Tecnologia da Informação no Brasil e a criação de Comitê Consultivo Agrícola.

Já na quinta-feira (26), Lula participa de uma reunião com o primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi. Na pauta do encontro, está a agenda bilateral e a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). No dia seguinte (27), o presidente será recebido pelo imperador Akihito.

A agenda japonesa também prevê negociações comerciais. Lula tem encontros marcados com empresários e participa da cerimônia de encerramento da Reunião Conjunta do Comitê de Cooperação Econômica CNI-Keidanren e do Seminário Brasil-Japão: Oportunidades de Investimento. Nos dois eventos, serão apresentados painéis sobre etanol, turismo e tecnologia da informação.