Liésio Pereira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A adesão das igrejas cristãs é um passo fundamental para a campanha pelo desarmamento. A análise é da coordenadora do Projeto Rede pelo Desarmamento, do Instituto Sou da Paz, Beatriz Cruz, que participou hoje (21), em São Bernardo do Campo, de caminhada e ato público pelo desarmamento.
"A igreja tem um papel tanto de conscientização, de divulgação com os seus fiéis, quanto de recolhimento (de armas). A gente vê que as pessoas se motivam a entregar as armas quando tem recolhimento em igrejas. No caso, você está trocando a arma pela fé, por alguma outra coisa que não o dinheiro", disse à Agência Brasil.
As igrejas cristãs realizam hoje, nas principais cidades do país, do Mutirão Nacional de Entregas de Armas. Segundo Beatriz Castro, a adesão das igrejas aumentará a abrangência da campanha.
"Pela capilaridade das igrejas, a mensagem e o debate do desarmamento podem chegar a todo o Brasil", observou. "As igrejas são a favor da proibição da venda de armas e isso vai ser fundamental. Esperamos que, de uma vez por todas, os nossos legisladores votem pela realização do referendo (pelo desarmamento)".
A coordenadora do Instituto Sou da Paz destacou, também, o papel da imprensa no sentido de esclarecer a população sobre os objetivos do desarmamento. "Me parece que as pessoas estão muito mais bem informadas pela imprensa do que por qualquer outra campanha publicitária. A imprensa tem um papel fundamental de informar para a população coisas práticas, como os locais de recolhimento de armas, como para mostrar os riscos de se ter uma arma de fogo hoje", disse.