Polícia Federal reforça operação em Roraima com mais 73 agentes

24/04/2005 - 17h23

Thaís Brianezi
Enviada especial

Boa Vista – A Polícia Federal vai reforçar a Operação Upatakon enviando nesta segunda-feira (25) para a capital de Roraima mais 73 policiais federais. A operação teve início no dia 17, com o objetivo de garantir a efetivação da homologação em área contínua da terra indígena Raposa Serra do Sol. A informação foi passada pelo plantão da Polícia Federal do estado, que não soube informar a origem dos policiais nem a quais localidades do estado eles seriam enviados.

Cerca de 100 indígenas ligados à Sociedade de Defesa dos Indígenas Unidos do Norte de Roraima (Sodiur) mantêm, desde ontem, a rodovia estadual RR-202 bloqueada. O secretário-adjunto do Índio de Roraima, Wilson Jordão, manteve contato com lideranças do Contão, comunidade indígena próxima ao trecho bloqueado. "Eles continuam exigindo a presença de um representante do governo federal para liberar a passagem", afirmou Jordão.

Desde a tarde de quinta-feira a comunidade do Flechal mantém quatro policiais federais reféns. A Sodiur, que coordena o protesto contra a homologação, exige a presença do presidente da República, do ministro da Justiça ou do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) para soltar os reféns. O o tuxaua Lauro Barbosa, liderança macuxi, voltou a afirmar que os policiais estão bem e circulam livremente pela comunidade.

AD