Brasil troca experiências de avaliação do ensino superior com França, Espanha, Portugal e Argentina

24/04/2005 - 19h01

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Acordos de intercâmbio entre as experiências de avaliação do ensino superior no Brasil, França, Espanha, Portugal e Argentina devem ser alguns dos principais resultados do seminário Reforma e Avaliação da Educação Superior: Tendências na Europa e na América Latina que começa nesta segunda-feira (25), em São Paulo.

Para o presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e organizador do seminário, Hélgio Trindade, a vigência desses acordos que serão assinados é imediata. "A qualidade da educação superior é uma prioridade tanto na América Latina quanto na Europa. A União Européia estipulou como prioridade para 2010, colocar a Europa como uma região com uma qualidade da educação superior melhor possível."

O presidente da Conaes ressaltou que a internacionalização educacional eleva os padrões da educação nos países envolvidos porque permite que os trabalhos de pesquisa ou pós-graduação feitos nessas instituições possam circular entre esses países. "Hoje a internacionalização está no centro da capacidade que as instituições têm de serem respeitadas interna e externamente. E o Brasil, particularmente, tem grande interesse nisso porque é o país que nos últimos anos mais cresceu na sua produção científica."

No seminário, haverá a presença de especialistas europeus que irão tratar das experiências com Reforma Universitária que vem acontecendo em praticamente toda a Comunidade Européia. Hélgio Trindade destaca que a Europa está em plena transformação de sua educação superior, por isso o debate com especialistas brasileiros é importante.

As questões educacionais da Europa e América Latina serão debatidas amanhã (25) e terça-feira (26) no seminário Reforma e Avaliação da Educação Superior: Tendências na Europa e na América Latina, em São Paulo. O seminário é voltado para autoridades educacionais, gestores institucionais, profissionais da educação superior, pesquisadores e representantes da sociedade civil envolvidos na elaboração do anteprojeto de lei de reforma da educação.

Entre outras questões que serão debatidas no seminário estão a manutenção da qualidade da educação superior no Brasil e a internacionalização da educação por meio da troca de experiências educacionais com países da Europa e da América Latina.

Participam do evento representantes de universidades brasileiras e da Argentina, México, França, Espanha, Portugal e Bélgica.

AD