Ministros participam de feiras mais importantes da América Latina no setor eletroeletrônico

24/04/2005 - 18h57

Elisângela Cordeiro
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, participa nesta segunda-feira (25), do Fórum da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), sobre Desenvolvimento Sustentável, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. O evento marca a abertura da 23ª FIEE Elétrica e da 3ª electronicAmericas, as duas feiras mais importantes do setor eletroeletrônico na América Latina. Está prevista ainda a participação do ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos.

A Abinee espera reunir mais de 400 empresário, executivos e especialistas do setor. Em todas as feiras, que se estendem até o dia 29 de abril, a expectativa é ter mais de 50 mil compradores. A FIEE Elétrica e a 3ª electronicAmericas contam este ano com participação de mais de mil empresas expositoras do Brasil e de outros 30 países. Entre os lançamentos apresentados estão cabos resistentes à propagação do fogo, tecnologias inovadoras no uso eficiente de energia e softwares para a gestão inteligente de dados de medição de geradoras, distribuidoras e grandes consumidores de energia elétrica. Em 2003, as duas feiras geraram negócios da ordem US$ 1,5 bilhão, reuniram 976 expositores e atraíram 47 mil visitantes.

Pesquisa do Departamento de Relações Internacionais da Abinee sobre o destino das exportações de produtos eletroeletrônicos indica que o maior mercado para as exportações brasileiras no setor é a América do Sul (39%). Em seguida estão América do Norte (16%), América Central/Caribe (15%), países da Europa (11%); Ásia (10%), África/Oceania (9%). O levantamento revela ainda os principais países de interesse das associadas para expansão de suas exportações para novos mercados. Os países mais citados foram México, África do Sul, Estados Unidos, China, Portugal, Colômbia, Índia, Venezuela, Argentina, Espanha e Rússia.

AD