Defesa Civil alerta para chuvas e ventos fortes em cinco estados brasileiros

24/04/2005 - 20h08

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, alerta os órgãos estaduais de defesa civil do Mato Grosso do Sul, do Paraná, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de São Paulo para possíveis ocorrências chuvas fortes, raios e ventos com velocidade máxima variando dos 60 quilômetros por hora (km/h) aos 70 km/h.

A Sedec chama a atenção para a possível ocorrência de alagamentos, deslizamentos de terra e escorregamentos de pedras e recomenda que os habitantes de regiões sob intensa precipitação pluvial não permaneçam em áreas de risco - zonas ribeirinhas, baixadas e morros. É conveniente também que os cidadãos busquem abrigo em construções sólidas e que não permaneçam em terrenos desprotegidos de raios e dos ventos fortes.

Conforme os alertas da Sedec, o mar estará agitado com ondas de até quatro metros no litoral gaúcho até a próxima terça-feira. Essa mesma previsão, com ondas de altura máxima variando dos três m aos quatro metros, valerá, a partir desta segunda-feira, para as costas catarinense, paranaense e sul paulista. No Rio Grande do Sul, de hoje (24) e até a terça-feira, e em Santa Catarina, no Paraná e em São Paulo, entre amanhã e a terça-feira, é desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.

Com informações do Ministério da Integração Nacional