Norma Nery
Repórter da Agência Brasil
Rio - Voluntários do grupo Diálogos Contra o Racismo, formado por 40 Organizações Não-Governamentais (ONGs), colheram asssinaturas nas entradas do Maracanã antes do início do jogo Fluminense x Volta Redonda para uma petição contra o racismo nos estádios, que já conta com 1.500 nomes. A ação faz parte da campanha "Mande Um cartão Vermelho Para o Racismo no Futebol", lançada em março na internet por ONGs brasileiras.
O documento e uma carta serão enviados aos presidentes da Fifa, Uefa e Real Federação Espanhola pedindo medidas concretas para conter as manifestações racistas, entre elas a elevação das multas aplicadas aos clubes de todo o mundo e a punição para torcidas organizadas que agridem os jogadores negros.
O pesquisador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais (Ibase), Luciano Cerqueira, disse que a proposta alcançou boa receptividade entre os torcedores, não só no grupo que conhecia o movimento, mas entre os que desconheciam a iniciativa. Este é o caso do torcedor do Fluminense, Leonel Pitta, de 25 anos. Apesar de não estar informado, ele assinou o documento. "Com certeza, não há possibilidade no mundo atual de existir esse tipo de atitude", afirmou.
Os voluntários também distribuíram 10 mil panfletos repudiando práticas racistas.