Fiocruz promove exposição interativa no Rio

17/04/2005 - 18h02

Norma Nery
Repórter da Agência Brasil

Rio - A Fundação Oswaldo Cruz está promovendo neste domingo, no Riocentro, a ExpoInterativa: Ciência para Todos, mostra científica e cultural com o objetivo de relacionar ciência, arte e inclusão social. A mostra oferece mais de 70 atividades, entre experimentos, oficinas, jogos interativos espetáculos cênicos e musicais, exposições, fóruns de discussão e literatura e faz parte do 4º Congresso Mundial de Centros de Ciência, que termina hoje.

A ExpoInterativa conta com um galpão totalmente escuro onde os visitantes fazem atividades cotidianas guiados somente pela voz de um deficiente físico com o objetivo de estimular os sentidos e mostrar as dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência visual. A proposta faz parte da exposição Diálogos no Escuro, que surgiu há 15 anos na Alemanha e foi vista por dois milhões de pessoas em 100 cidades em todo o mundo.

O Museu Nacional também participa com trabalhos de paleontólogos, reproduzindo escavações de fósseis, onde crianças e adultos coletam e desenham réplicas de fósseis com a ajuda de monitores.