Singer recebe pedido de apoio a linha crédito para trabalhadores desempregados

01/04/2005 - 23h09

Brasília - O secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer, recebeu de representantes do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) um pedido de apoio do Ministério do Trabalho e Emprego para um projeto que cria uma linha de crédito subsidiado para frentes de trabalho urbano. Essa nova linha de crédito seria para cooperados urbanos que atuem em áreas como reciclagem de lixo, artesanato, agricultura orgânica, entre outras atividades.

De acordo com a assessoria de Imprensa do ministério, Singer explicou que o projeto apresentado pelos representantes do movimento prevê o pagamento de um salário mínimo aos trabalhadores que dedicarem três dias da semana no seu ofício – nos outros dois, eles participariam de cursos de qualificação profissional. "A Secretaria apóia esse tipo de iniciativa, principalmente na inserção do indivíduo em atividade que produza emprego e renda, mas, claro, isso precisa ser discutido", disse.

Os representantes do movimento informaram que o MTD já existe nos estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e no Rio Grande do Sul, onde o movimento se estruturou primeiramente e o projeto tem como prioridade as trabalhadoras mulheres negras e os trabalhadores de baixa escolaridade, entre os grupos menos favorecidos.