Diplomata diz que jantar de Lula com embaixadores africanos é gesto de simpatia

01/04/2005 - 20h54

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O jantar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está oferecento, neste momento, a 14 embaixadores de países africanos é um gesto de "simpatia" e aproximação, além de demonstrar o tratamento prioritário dado pelo governo brasileiro aos assuntos daquele continente. A afirmação foi feita, há pouco, pelo chefe do Departamento de África do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Pedro Motta.

"É uma gentileza, um gesto simpático de fazer com que os embaixadores sejam recebidos em confraternização pouco antes da visita que o presidente Lula vai fazer a alguns países africanos", disse Pedro Motta.

Participam do jantar na Granja do Torto os embaixadores de Camarões, Gabão, Tunísia, Argélia, Líbia, Zimbabue, Cabo Verde, Gana, Sudão, África do Sul, Egito, Senegal, Nigéria e de Costa do Marfim. Os ministros Celso Amorim, das Relações Exteriores, e Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, também estão presentes.

No período de 10 a 14 deste mês, o presidente brasileiro visitará cinco países: Camarões, Gana, Nigéria, Guiné Bissau e Senegal.