Lula destaca contribuição de imigrantes libaneses e esforço pela paz no Oriente Médio

31/03/2005 - 23h33

São Paulo, 31/3/2005 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou na noite desta quinta-feira da cerimônia comemorativa dos 125 anos da imigração libanesa no Brasil, no Clube Atlético Monte Líbano, destacou a contribuição dos imigrantes para a construção de nosso país e o esforço dos libaneses pela paz no Oriente Médio.

"Somos companheiros de verdade em busca de uma única causa: justiça social, liberdade e democracia no mundo", afirmou o presidente. No Brasil vivem 6 milhões de libaneses e descendentes – o dobro da população do Lìbano e a maior comunidade de imigrantes libaneses do mundo.

O presidente fez um apelo para que o mundo olhe para o Oriente Médio sem preconceitos e enxergue a contribuição dos árabes para a civilização ocidental. "Não podemos aceitar uma visão distorcida dos povos do Oriente Médio, que se alimenta de preconceitos e ignora a História, esquece a contribuição fundamental da cultura e da ciência árabes para a civilização ocidental, da qual o Brasil é parte", afirmou.

Lula enfatizou que o Brasil tem buscado apoiar, na medida do possível, o processo de "reincorporação plena do mundo árabe no convívio internacional", e que esta será a principal missão da Cúpula América do Sul-Países árabes, que reunirá em Brasília chefes de Estado das duas regiões no dia 10 de maio. De acordo com o presidente, o encontro "oferecerá a oportunidade de intensificar os vínculos e lançar o diálogo entre os países latinos e os países árabes".

O presidente Lula também fez questão de homenagear o ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri, recentemente assassinado. "Foi um homem de diálogo e de visão, dedicou sua vida aos interesses de seu povo e aos valores maiores da humanidade. Trouxe esperança a um povo oprimido pela violência. Sua ação política e empresarial lançou as bases do verdadeiro renascimento que hoje vive o Líbano", disse.

Nesta quinta-feira, Lula esteve também nas cidades paulistas de São Carlos e Araraquara. Pela manhã, em São Carlos, participou da cerimônia de início das obras do Hospital Escola Municipal. Depois, da solenidade de apresentação dos novos investimentos da empresa Tecumseh no Brasil. À tarde, em Araraquara, inaugurou a quarta unidade da Eletronic Data System-EDS Brasil, empresa especializada na terceirização de serviços de Tecnologia da Informação, e compareceu à cerimônia de entrega das obras da Base de Estocagem de Álcool Combustível da Petrobras (BR Distribuidora), que abastecerá por via ferroviária o terminal de Paulínia, reestruturando a distribuição de álcool no interior de São Paulo.

Lula retornou a Brasília por volta das 23h, logo após o encerramento da cerimônia comemorativa dos 125 anos da imigração libanesa.