Brasil importa 80% dos softwares que consome, diz superintendente do BNDES

01/04/2005 - 16h18

Alana Gandra
Reportagem da Agência Brasil

Rio - O superintendente da Área Industrial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Carlos Gastaldoni, revelou hoje (1º), no Rio de Janeiro, que o Brasil consome U$ 8 bilhões por ano em softwares. Desse montante, cerca de 80%, ou seja, US$ 6,4 bilhões, são importados - o que evidencia uma dependência externa ainda muito grande nessa área.

"O setor de software é altamente dinâmico e cresce mais do que qualquer crescimento de economias individuais. Além disso, é um produto transversal à economia, porque atende a todos os setores econômicos do Brasil, como agropecuária, comércio, indústria e serviços", salientou Gastaldoni. Por conta disso, a indústria de software virou um setor estratégico dentro da nova política industrial, tecnológica e de comércio exterior lançada no ano passado pelo governo federal, explica ele.

O superintendente do BNDES disse que, apesar de produzir pouco do produto que consome, o Brasil dispõe de todas as condições, tecnologia e conhecimento para ter uma indústria forte de software. Carlos Gastaldoni também assegurou que o novo braço do Programa para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços Correlatos (Prosoft), na modalidade Comercialização, lançado hoje pelo BNDES, vai suprir uma brecha existente no financiamento ao setor, que é o crédito para o tomador final, visando a aquisição dos programas.

O financiamento para compra de softwares desenvolvidos no Brasil, com recursos do Prosoft Comercialização, será obtido via rede de agentes financeiros credenciados do BNDES. Informou que não há ainda orçamento definido para esse programa de crédito, mas que o BNDES vai financiar a demanda no tamanho do mercado, estimado hoje em torno de U$1 bilhão. O Prosoft Comercialização tem prazo de validade até julho de 2007, mas Gastaldoni afirmou que esse prazo poderá ser estendido se a demanda justificar a existência do programa.

AD