Reforma na biblioteca do Planalto garante preservação de atos presidenciais

31/03/2005 - 19h56

Karina Cardoso
Da Agência Brasil

Brasília – O secretário-executivo da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, em entrevista à rádio Nacional AM, disse hoje que a reestruturação da Biblioteca da Presidência da República, no Palácio do Planalto, vai colocar à disposição do público e garantir a preservação de documentos de trabalho dos presidentes brasileiros desde os anos 1910. "Não tendo sido feita essa reforma, todo esse material iria, aos poucos, ficar sendo destruído, é como se você estivesse jogando fora parte da história que é executada no Brasil e aqui na instituição Presidência da República", afirmou ele.

Segundo o secretário, periódicos e materiais presidenciais que estavam se deteriorando passarão a ser conservados. A reforma da biblioteca durou três meses, custou R$ 700 mil, e os 574 metros quadrados do local contam com nova infra-estrutura, atualização do sistema de informática e acesso livre à população.

Barbosa explica que a biblioteca fixou parcerias com outras do Distrito Federal para garantir que o freqüentador tenha em mãos o material que desejar. "Queremos que o cidadão disponha das informações, mesmo se elas não estiverem disponíveis na biblioteca. A pior coisa é buscar uma informação e não conseguir obtê-la".

O acervo contém 33 mil títulos como monografias, periódicos, fascículos, folhetos, diários, coleção de leis do Brasil e discursos dos presidentes. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, sendo que a previsão é estendê-lo às 22h para que mais pessoas tenham acesso.